top of page
Praia São João da Caparica

Existem várias definições de praia, a mais objetiva é segundo o Decreto-Lei nº239/2012, "As praias são formas de acumulação de sedimentos não consolidados, geralmente de areia ou cascalho, compreendendo um domínio emerso que corresponde à área sujeita à influência das marés e ainda à porção geralmente emersa com indícios do mais extenso sintoma de actividade do espraio das ondas ou de galgamento durante episódios de temporal, bem como um domínio submerso, que se estende até à profundidade de fecho e que corresponde à área onde, devido à influência das ondas e das marés, se processa a deriva litoral e o transporte dos sedimentos e onde ocorrem alterações morfológicas significativas nos fundos proximais". (Decreto_Lei nº 239/2012, de 2 de Novembro. D.R. nº212, Série !), "Na delimitação das praias deve considerar-se a área compreendida entre a linha representativa da profundidade de fecho para o regime de ondulação no respetivo setor da costa e a linha que delimita a actividade do espraio das ondas ou de galgamento durante episódio de temporal, a qual, consoante o contexto geomorfológico presente, poderá ser substituída pela base da duna embrionária/frontal ou pela base da escarpa de erosão entalhada no cordão dunar ou pela base da arriba". A fotografia em cima é a praia São João da Caparica, uma praia de ambiente arenoso.

As praias com plataforma rochosa correspondem a acumulações de areia ou cascalho formadas pela ação das ondas sobre uma plataforma de natureza rochosa. Contudo, os limites de uma praia com plataforma rochosa, são diferentes de uma praia arenosa. Nas praias com plataforma rochosa, o limite superior pode corresponder à base de uma arriba, duna, ou paredão (indícios do mais extenso sintoma de actividade do espraio das ondas ou de galgamento durante episódios de temporal) e o limite inferior localiza-se na base da face de praia em contacto com a plataforma (figura em cima). 

Nas praias de plataforma rochosa desconhecem-se as condições de aplicabilidade dos principais parâmetros morfodinâmicos desenvolvidos. Estas praias apresentam características morfodinâmicas peculiares que se encontram mal conhecidas, em particular no que diz respeito aos efeitos relacionados com a presença de uma plataforma rochosa.

A elaboração deste projecto tem como principais objectivos a caracterização morfológica, sedimentológica e da agitação incidente de uma praia com plataforma rochosa (São Pedro do Estoril), em condições de forçamento contrastante (típicas de inverso e de verão) e identificação dos principais parâmetros que condicionam a morfodinâmica de uma praia com plataforma rochosa.

São Pedro do Estoril

Praia São João da Caparica

Praia São Pedro do Estoril

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page